sábado, 18 de outubro de 2008

VIDA DE CHE GUEVARA

Breve cronologia da vida de "Che" Guevara
8 de outubro de 2007


1928 - Nasce no dia 14 de junho, Ernesto Guevara de la Serna, em Rosário, Argentina. Filho de Ernesto Guevara Lynch e Celia de la Serna y Llosa.

1930 - Os pais descobrem que o filho tem asma, doença que o afetaria até o final de sua vida.

1941-1944 - Muito estudioso, o jovem Guevara se interessa muito também pelos esportes, principamente o rugbi, na qual chegou a jogar pela Segunda Divisão.

1945 - Muda-se com sua família para Buenos Aires. Neste mesmo ano, entra para a Faculdade de Medicina. Se dedicou também à viagens. Chegou a percorrer 4.700 km em uma bicicleta de Norte a Oeste da Argentina.

1951 - Parte com seu amigo Alberto Granados para uma viagem pela América Latina. Esta viagem causou profundas impressões em Guevara, que ficou bastante impressionado com a situação de miséria vivida pelo povo latino-americano.

1952 - Ano em que termina sua viagem pela América Latina. No Peru, trabalha como voluntário em um hospital para loprosos e vai até a Venezuela, chegando até Miami, nos EUA, de onde volta para a Argentina.

1953 - Termina o curso de Medicina e planeja ir para a Venezuela, onde trabalharia junto com seu amigo Granados, mas antes, no Equador, conhece Ricardo Rojo, que o convence a partir para a Guatemala.

1954 - Um golpe militar orquestrado pelos EUA derruma o regime guatemalco de Jacobo Arbenz Guzmán. Guevara vai para o México e conhece a economista e peruana, Hilda Gadea Acosta, com que mse casaria.

1955 - Casa-se com Hilda e trabalha como médico na Cidade do México. Aprofunda-se nos textos de Marx e Lênin. Conhece no hospital o paciente Raúl Castro, que falaria sobre a luta contra a ditadura do governo cubano de Fulgêncio Batista.

1956 - Conhece Fidel Castro. Em novembro embarco no Granma, o barco que levaria 82 guerrilheiros para enfrentarem a ditadura em Cuba. O desembarque é um fracasso. Recepcionados pelas forças de Batista, apenas 17 guerrilheiros conseguem sobreviver e fogem para Sierra Maestra.

1957 - O Movimento 26 de Julho, tendo Fidel como comandante, vence a batalha de La Plata. A primeira vitória contra o regime. Guevara é designado comandante da Quarta Coluna.

1958 - Sob o comando de "Che" Guevara, o grupo combate o exército em Santa Clara.

1959 - Em janeiro, as tropas de Fulgêncio Batista são derrotadas em Santa Clara. A Coluna de Che chega à Havana e toma a fortaleza de La Cabana. O regime de Fulgêncio Batista cai.

1960 - Escreve um de seus principais livros, Guerra de Guerrilhas.

1961 - Che assume a cargo de ministro das Indústrias no governo revolucionário cubano. Anteriormente, já havia assumido o posto de Presidente do Banco Nacional Cubano. Encontra-se com o presidente brasileiro Jânio Quadros, em Brasília.

1962 - Crise dos mísseis da URSS em Cuba.

1964 - "Che" Guevara faz um discurso na Assembléia Geral das Nações Unidas.

1965 - Parte para o Congo, onde luta ao lado dos guerrilheiros.

1966 - Chega em La Paz para liderar a guerra de guerrilhas contra o governo de René Barrientos.

1967 - Após 11 meses de conflito, os "Boinas Verdes Quíchuas", tropas de elite do exército boliviano treinadas pelos EUA, vence os guerrilheiros e "Che" é ferido e preso no dia 8 de outubro. É levado para o vilarejo de Higueras e é executado no dia 9 de outubro pela capitão Gary Prado Salgado.

Nenhum comentário: