segunda-feira, 20 de outubro de 2008

MARX ESTA SENDO LIDO NOVAMENTE

Desde 1845 Marx em sua obra Grundisse (esquema que originou o CAPITAL) já colocava sua posição sobre o Sistema de Produção capitalista.

"Com o sistema financeiro em crise, a teoria marxista ganha novo fôlego. As vendas de O Capital, a obra maior de Karl Marx, estão “aumentando visivelmente”, disse Jörn Schütrumpf da editora Karl-Dietz-Verlag. A informação é da Agência France Press.
“Marx está de novo na moda e a procura das suas obras, em alta”, explicou Schütrumpf ao jornal Neue Ruhr Neue Rheinzeitung.
Segundo a editora de Berlim, o primeiro tomo de O Capital já vendeu este ano 1,5 mil exemplares, contra 500 em 2005, e as vendas vão continuar a aumentar até ao fim do ano, assegurou o editor.
Os leitores pertencem a “uma nova geração de eruditos que reconheceu que as promessas neoliberais não se realizaram”, sublinhou.
O próprio ministro alemão das Finanças Peer Steinbrück fez uma referência a Marx em finais de setembro último, no contexto da crise financeira.“Certas partes da teoria de Marx não estão erradas”, como a que refere à autodestruição do capitalismo por causa da sua avidez, disse o ministro à revista Der Spiegel.
Karl Marx, nascido em 1818 em Trier, na Alemanha, foi um dos mais célebres críticos do capitalismo e a sua visão da História previa a sua dissolução, dando origem a um diferente modo de produção."
(Carta Maior)

Ps: até Soros lendo MArx..hehehe

Nenhum comentário: